Levantamento participativo está levantando informações com moradores e trabalhadores da Grande Florianópolis durante todo o mês de novembro sobre mobilidade após a inauguração do Contorno Viário. Questionário leva de 8 a 10 minutos e pode ser respondido on-line.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC – Câmpus Florianópolis) deu início hoje a etapa de coleta de dados do projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão “Contorno Viário da BR-101/SC: avaliação dos impactos na qualidade de vida na Grande Florianópolis”. A iniciativa está sob coordenação dos professores André Dala Possa e Márcia Eunice Lobo e tem a participação de estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Eletrônica, Mecatrônica e Elétrica. O objetivo é ouvir a comunidade sobre as mudanças percebidas após a entrega do Contorno Viário — como tempo de deslocamento, fluidez do trânsito, segurança viária e acesso a serviços.
Como participar
- Quem pode responder: pessoas a partir de 18 anos que moram ou trabalham na Região Metropolitana da Grande Florianópolis.
- Tempo estimado de preenchimento: 8 a 10 minutos.
- Período: de 1º a 30 de novembro de 2025.
- Para participar, clique aqui!
Privacidade e segurança dos Dados
A pesquisa é acadêmica e integra projeto de curricularização da extensão no ensino superior. Portanto, segue os princípios éticos e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As respostas são anônimas, tratadas apenas de forma agregada, não há exposição de dados individualizados em nenhuma hipótese. Os dados ficam armazenados em ambiente seguro do IFSC, sob guarda dos professores responsáveis, e os campos de contato são opcionais, usados somente para devolutiva dos resultados à comunidade que desejar conhecer o relatório específico dessa etapa da pesquisa em primeira mão no final do ano. As informações obtidas por meio do projeto também serão divulgadas à governança e comunidade, com indicação das próximas ações pensando principalmente mobilidade urbana, infraestrutura viária e qualidade de vida.






