Três analistas tributários da Alfândega da Receita Federal do Brasil visitaram o câmpus Florianópolis do IFSC na manhã da segunda-feira, 21 de julho. O objetivo da reunião foi discutir as diretrizes de um programa de Ensino, Pesquisa e Extensão que some esforços institucionais para a promoção da cidadania. Os analistas tributários Maria Cristina Gallotti, Nilo de March e Cristine Reinbrecht foram recebidos pelo professor André Dala Possa, articulador de projetos envolvendo estratégias de cidadania digital, empreendedorismo e inovação.
“Buscamos a Receita Federal porque já tivemos parcerias sólidas no passado e infelizmente pós-pandemia algumas ações ficaram de lado. Hoje, recomeçamos o planejamento de atividades em cooperação para beneficiar nossa comunidade no ensino, na pesquisa e na extensão,” disse André Dala Possa.
Após conhecerem de perto o trabalho do Programa de Cidadania Digital do IFSC, os visitantes foram apresentados ao diretor-geral do Câmpus, prof. Zízimo Moreira Filho, e a alguns projetos do espaço coworking – como a equipe de robótica e o barco solar.
O que vem por aí?
Inspirados pela experiência de São Paulo, IFSC e Alfândega da RFB em Florianópolis pretendem lançar no segundo semestre um hackathon – competição orientada na qual equipes buscam soluções para problemas reais, que devem impactar positivamente a sociedade.

Outra iniciativa discutida na reunião é a oferta de cursos de Formação Fiscal para a comunidade IFSC, com envolvimento direto de estudantes na facilitação e escala de turmas para o público em geral. O edital de chamamento para equipes interessadas no hackathon será publicado no início do próximo semestre letivo e embora ainda não estejam definidos os desafios já é possível informar que as equipes vencedoras receberão prêmios doados pela própria Receita Federal. Mais informações em breve.







